Entenda como o Facebook entrega suas postagens.

O primeiro passo é entender como funciona todo o processo de distribuição do conteúdo postado no Facebook.

Até alguns anos atrás, o robô do Facebook distribuía até 80% do suas postagens para seus amigos em seu Perfil ou seguidores de sua Fanpage, para quem tinha 2000 amigos no Perfil ou 2000 seguidores na Fanpage, cada postagem alcançava cerca de 1600 pessoas.

Com o passar dos anos o número de publicações e a concorrência dentro de diversos seguimentos aumentaram muito, fazendo com que a porcentagem de alcance das postagens fossem caindo ano a ano, hoje para se ter uma ideia o robô do Facebook entrega para uma porcentagem entre 2% e 4% de amigos ou seguidores.

 

Mas como minha postagem pode alcançar uma porcentagem mais significativa de pessoas?

Primeiro vamos entender como funciona o algoritmo, quais os critérios utilizados para distribuir e posicionar uma postagem.

Primeiro o Facebook entrega sua postagem para quem curtiu sua página e para quem interage constantemente com suas publicações no dia a dia.

Em seguida entra o segundo processo de distribuição, baseado no engajamento que a postagem vem conseguindo com o público que ela foi entregue, o robô avalia a relevância que a publicação alcançou.

Principais critérios de engajamento.

Comentários na publicação.

Compartilhamentos.

Click na postagem.

Likes.

Obtendo um bom engajamento o robô do Facebook avalia com maior relevância sua postagem, o resultado, é que além de você obter um alcance maior, suas postagens seguintes terão um alcance cada vez maior, falando popularmente é uma reação em cadeia quando melhor o engajamento de uma publicação maior será o alcance orgânico da publicação seguinte.

Então cada publicação que criamos seja ela em formato de texto, imagens, vídeos ou link de um blog ou loja virtual, deve ser muito bem planejado antes de ser postado.

 

Jairo Kleiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *